sexta-feira, 7 de novembro de 2008

COSMÉTICOS

Higiene e beleza avançam sem parar

Considerado um dos setores industriais com maior crescimento no País, o mercado brasileiro de cosméticos encerrou 2005 com faturamento líquido de R$ 15,4 bilhões. Esse saldo positivo tem um porquê. Nos últimos cinco anos, o crescimento médio deflacionado da indústria de cosméticos chegou a 10,7% e, só em 2005, o setor apresentou aumento nas vendas da ordem de 15,8% sobre o ano anterior, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec). Esses índices colocam o Brasil entre os cinco maiores do mundo.
O comportamento do mercado neste ano deve confirmar as expectativas de que o País deixa a sexta posição do ranking mundial dos cosméticos para se consolidar no quinto lugar. A previsão da Abihpec, como não poderia ser diferente, é otimista. A entidade espera continuar no mesmo ritmo, com taxas de crescimento na casa dos dois dígitos pelos próximos dez anos. Segundo as projeções da Factor de Solução Consultoria e Participações Ltda./Kline & Co., entre 2004 e 2009, o mercado irá aumentar as vendas na ordem de 12,5% ao ano.
Esse avanço esperado não é por acaso. A indústria investe, por ano, 300 milhões de reais, em média, para se manter atualizada e oferecer produtos de alta tecnologia. Essa postura reflete a ascensão do consumo de cosméticos no País. Não importa a classe social ou o sexo, o culto pelo belo está disseminado em todos os tipos de público. O brasileiro, de forma geral, está cada vez mais interessado em adquirir produtos que prometem beleza e jovialidade.
Fonte: RENATA PACHIONE

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